Projeto "Cores da Esperança" transforma ambientes hospitalares em Florianópolis |
Da redação/5/1/2022 - 22:42 hs - Morreu neste sábado, 5 de janeiro, a Sra. Ingeborg Colin Barbosa Lima (Inge|), foi Oficial Maior do Cartório de Registro Civil e Documentos e a segunda mulher a assumir como deputada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (1959/1963). Seu falecimento foi informado por familiares através das redes sociais redes sociais, sem indicar a causa de sua morte.
Inge nasceu em 15 de fevereiro de 1921, em Joinville. Filha de Otto Colin e de Ingeborg Hermann Colin. Seu pai e seu tio Max eram proprietários da Indústria Colin e Cia., fundada em 15 de dezembro de 1913. Irmã de Hertha e de João Colin (prefeito de Joinville e deputado estadual na Alesc - Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Seu sobrinho, Pedro Colin (Pedro Paulo Hings Colin), filho adotivo de João, também foi parlamentar na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
Ingeborg, ou simplesmente Inge, realizou os estudos iniciais em Joinville, depois fez curso de de Secretária e Racionalização do Trabalho, no Rio de Janeiro/RJ. De volta a Joinville, trabalhou como Oficial Maior do Cartório de Registro Civil e Documentos (1952). Casou-se com Cláudio Barbosa Lima. Em 1958, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), candidatou-se para uma das vagas de deputado estadual da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Recebeu 3.178 votos válidos, ficou na posição de 1ª suplente e foi convocada para a 4ª Legislatura (1959-1963) em três ocasiões, no total de 180 dias.
Sua posse foi marcada pelo fato de ter sido a segunda mulher a assumir como deputada na Assembleia Legislativa catarinense, sucedendo Antonieta de Barros, que exerceu mandato em duas legislaturas
A família informa que o velório será em uma das capelas da rua Borba Gato a partir das 7 horas de domingo (6/1) e o sepultamento às 15 horas no Cemitério Municipal. (Informações da Alesc e redes sociais)
Deixe seu comentário